Coronavírus e prevenção

Isolamento e higienização são os principais métodos de combate à doença

 

O que é Coronavírus?

 

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

 

Mais recentemente, o novo agente do coronavírus foi descoberto na China, no dia 31 de dezembro de 2019, surgindo a doença chamada de coronavírus (Covid-19). A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a nova doença viral como uma pandemia, por afetar um grande número de pessoas espalhadas pelo mundo.

 

A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. 

 

Os mais vulneráveis a nova doença viral são os idosos, portadores de doenças crônicas e imunossuprimidos.

 

Um estratégia eficaz recomendada pela Organização Mundial da Saúde para não deixar o sistema de saúde entrar em colapso é evitar ou reduzir o contato social. Em Campo Grande foram adotadas medidas de isolamento, como fechamento de escolas, toque de recolher das 22h às 5h, redução de jornada de trabalho em órgãos públicos e quando possível empresas adotaram o sistema de teletrabalho, tudo isso para limitar o tráfego de pessoas e conter a escalada da pandemia no Brasil.

 

Medidas de prevenção

 

Para conter a propagação do coronavírus algumas medidas de higiene devem ser adotadas. O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir a doença.
Entre as medidas estão:

 

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos;

 

• Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel;

 

• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

 

• Evitar contato próximo com pessoas doentes;

 

• Ficar em casa o máximo possível, mesmo se estiver sem sintomas;

 

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

 

• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

 

• Manter os ambientes bem ventilados;

 

• Não compartilhar objetos pessoais.

 

Teleconsulta


O serviço de teleconsulta é um canal de atendimento para esclarecer a população sobre casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19) e outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGS), assim como orientar quais locais buscar ajuda conforme os sintomas apresentados pelo cidadão.


O atendimento é realizado através do número (67) 2020-2170, que é possível tirar dúvidas e, inclusive, ser consultado por um médico. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec).