Como higienizar superfícies de contato para evitar o Coronavírus?

Limpar os objetos tocados com frequência é essencial para evitar a contaminação

03/04/2020 · Higiene

Com a propagação do Coronavírus (Covid-19), uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar o contágio da doença é a higienização das mãos com água e sabão.  As superfícies de contato e objetos tocados no dia a dia, como como corrimão, maçanetas, registros de torneiras, celulares, entre outros, devem também ser higienizados para evitar a contaminação pelo vírus.

Caso haja alguém infectado na casa, o ideal é a pessoa ficar em apenas um cômodo e reservar utensílios exclusivo para o uso diário. Limpar e desinfetar os objetos tocados pela pessoa contaminada é fundamental para evitar a propagação da doença para as outras pessoas da casa.

Mesmo em situações em que as pessoas da casa não apresentam sintomas, o correto é limpar e desinfetar os objetos tocados com a maior frequência possível.

Como higienizar as superfícies de contato e objetos?

Assim como é feito com a higienização das mãos, para limpar os objetos tocados com maior frequência em casa, um pano úmido com água e sabão ou detergente é suficiente. Para desinfetar use álcool gel 70% ou faça uma solução de quatro colheres de chá (20 ML) de água sanitária por litro de água. Se não utilizar luvas, lembre-se de lavar as próprias mãos após higienizar superfícies e objetos.

Posso misturar álcool líquido em gel de cabelo ou gelatina para desinfetar as mãos e objetos?

De acordo com o Conselho Federal de Química, a fabricação caseira com álcool líquido pode acarretar em acidentes, como incêndio, queimaduras e irritação de peles e mucosas, além de não ser eficaz na prevenção da Covid-19.

Quais cuidados devem ser tomados ao chegar em casa?

Ao chegar da rua, o ideal é tirar as roupas e sapatos e deixar para o lado externo da casa, ao entrar na casa evitar tocar nos objetos e superfícies de contato sem antes de higienizar as mãos. Se possível, tomar um banho para higienização completa das mãos e rosto. As superfícies de contato tocadas ao entrar em casa devem ser higienizadas para evitar a propagação do vírus.

Quais medidas de higienização devem ser tomadas com as compras de mercado?

No mercado todas as superfícies são muito tocadas por várias pessoas. A higienização dos produtos antes de guardar também pode ser um aliado para evitar a contaminação pelo vírus. As embalagens de plástico e tetra pak podem ser higienizadas com álcool 70% ou com solução de quatro colheres de chá (20 ML) de água sanitária por litro de água. As frutas e verduras devem ser lavadas com água corrente e deixar por cerca de 10 a 15 minutos em um recipiente com solução desinfetante (para cada litro de água uma colher de chá de água sanitária), em seguida lavar com água corrente e deixar secar naturalmente. Lembrando que sempre antes e depois de manusear os alimentos lavar as mãos com água e sabão.

Para que todos possam ter acesso aos produtos de higienização, como o álcool gel 70%, não faça estoque do produto, seja um cidadão consciente.