Boatos divulgados sobre o Coronavírus: saiba quais são fatos e quais são fakes

26/03/2020 · Fato ou Fake?

Com o avanço da disseminação do coronavírus no Brasil e com a previsão de que o mês de abril será o pico da doença no País, muitas informações falsas são veiculadas pela internet colocando em risco a saúde da população.

O mais importante a se fazer agora, além da higienização das mãos, é não acreditar em áudios, vídeos e mensagens amplamente divulgadas pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, que só irá aumentar a sensação de insegurança. O momento é de calma e de ouvir e seguir as orientações das autoridades sanitárias.

Confira algumas dúvidas que circularam na internet e nas redes sociais:

O álcool em gel e a higienização das mãos ajudam no combate à transmissão do Coronavírus.

FATO - O uso do álcool em gel 70% e higienizar as mãos com água e sabão são alternativas para evitar a disseminação do vírus.

Todas as pessoas devem usar máscaras para se protegerem da contaminação pelo Coronavírus.

FATO - No início da propagação do Coronavírus no Brasil, a recomendação das autoridades sanitárias era de que apenas pessoas com sintomas, ou confirmados com a doença, ou profissionais da saúde utilizassem máscaras, mas devido à falta de máscaras cirúrgicas e as N95, o Ministério passou a recomendar o uso de máscaras caseiras por para população em geral como barreira para o vírus, quando associado a higienização correta das mãos, deixando as máscaras específicas já em falta exclusivas aos profissionais da saúde, pacientes com Covid-19 e quem cuida de pacientes

Ingerir vitamina C ajuda na prevenção do Coronavírus.

FAKE - A vitamina C não tem nenhuma função nessa situação.

Vacina contra gripe pode ser tomada e não deixa organismo mais fraco.

FATOA vacina deve ser tomada. Tomar a vacina contra Influenza reduz a possibilidade do quadro de infecção pela gripe. A vacina é segura e não tem complicações que possam colaborar para aumentar a difusão do Coronavírus.

Fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre imuniza ou elimina o Coronavírus.

FAKE - O vinagre não serve para nada e não deve ser utilizado, mas o uso de água com sal (solução fisiológica) para gargarejo ou para uso em seringas para lavagem das fossas nasais ajudam hidratar as vias aéreas, pois quanto mais ressecadas as mucosas estiverem, mais suscetíveis e sensíveis elas ficam à infecção por vírus e bactérias.

Coronavírus é letal.

FATOTem uma mortalidade muito baixa, mas o vírus se dissemina muito rápido. O grupo de risco (idosos, imunossuprimidos e portadores de doenças crônicas) tem uma chance maior de desenvolver complicações, pelo menos em torno de 20%, complicações sempre pulmonares que fazem correr risco de morte.

Já tem vacina contra o novo Coronavírus.

FAKE - Ainda não há uma vacina para o novo coronavírus, mas está sendo intensamente pesquisada.

Substituir o álcool em gel 70% pelo vinagre para higienizar as mãos funciona.

FAKE - Não se deve usar o vinagre. Higienizar as mãos sempre com água e sabão.