Quando e onde buscar ajuda?

Os sintomas do novo Coronavírus são semelhantes com o de uma gripe comum, podendo apresentar febre; tosse seca; fadiga; tosse com catarro espesso, nariz entupido; tosse com sangue; falta de ar; dor articular; dor de cabeça; arrepios; náuseas; diarreia e olhos inchados.


Para evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde em Campo Grande, fique atento para quando e onde procurar ajuda médica. Apenas procure os serviços de saúde mais próximos quando apresentar coriza, febre persistente e dificuldade para respirar. Se você apresentar apenas coriza e/ou febre, fique alerta em casa.

 

Unidades de Saúde

 

Fica suspenso o atendimento ambulatorial em todas as unidades próprias Rede Municipal de Saúde, tais como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), Clínicas da Família, ambulatórios de especialidades médicas, unidades da Rede de Atenção Psicossocial, entre outras, com efeito a contar de 19 de março de 2020. Nas UBS, UBSF e Clínicas da Família, o funcionamento se dará na modalidade de atendimento à demanda espontânea, com classificação de risco, exclusivamente para: I – casos sintomáticos onde haja suspeita de Coronavírus – COVID 19; II – casos suspeitos ou em tratamento de Dengue; III – outros casos vulneráveis, conforme Nota Técnica a ser divulgada pela Coordenadoria da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. (Resolução Sesau nº 523, Artigos 1º e 2º)

 

Bombeiros e Médicos tiram dúvidas por telefone

 

Dez militares do Corpo de Bombeiros e 12 servidores médicos, que passam por período de treinamento, vão realizar das 8h às 18h, plantão por telefone para tirar dúvidas da população sobre o novo coronavírus. O ponto de teleatendimento vai funcionar no Ciops (Centro de Operações Integradas) e vai receber ligações pelo (67) 3311-6262.

 

Drive-thru

Sistema de testagem rápida apenas para pessoas com sintomas da doença, é agendada uma consulta pelo telefone (67) 3311-6262, no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, que fica localizado entre a rua 14 de julho com a 26 de março. A consulta é agendada via telefone e confirmada por um SMS.

 

 

Teleconsulta


O serviço de teleconsulta é um canal de atendimento para esclarecer a população sobre casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19) e outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGS), assim como orientar quais locais buscar ajuda conforme os sintomas apresentados pelo cidadão.O atendimento é realizado através do número (67) 2020-2170, que é possível tirar dúvidas e, inclusive, ser consultado por um médico. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec).

 

Polo de Atendimento

A Prefeitura de Campo Grande, em parceria com a com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), criou o Polo de Atendimento, instalado no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, para atendimento de pacientes com suspeita de Coronavírus (Covid-19) e outras síndromes respiratórias. O Polo está aberto para a população desde o dia 10 de abril. Inicialmente os atendimentos devem ocorrer de 07h às 19h de forma ininterrupta e poderá ser ampliado conforme a necessidade.

O atendimento será por escala e contará com corpo clínico formado por uma equipe multiprofissional. Todos os profissionais foram preparados para fazer o diagnóstico clínico dos pacientes e, em caso de necessidade, encaminhar os casos mais graves para uma unidade de urgência ou hospitalar.

Caso haja dúvida em relação a necessidade de procurar o atendimento, o paciente poderá entrar em contato com o serviço de Teleconsulta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através do número: (67) 2020-2170.

 


 

Telefones de hospitais:

 

Hospital Cassems Campo Grande
Telefone: (67) 3323-0300

 

Hospital Santa Casa
Telefone: (67) 3322-4000

 

Hospital Unimed Campo Grande
Telefone: (67) 3318-6666

 

Clínica Campo Grande
Telefone: (67) 3323-9000

 

Hospital Proncor
Telefone: (67) 3042-3000

 

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
Telefone: (67) 3378-2500

 

Hospital Geral El Kadri
Telefone: (67) 3041-5050

 

Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian
Telefone: (67) 3345-3000